Atendimento/Televendas

  • (11) 3583-0450
  • WPP: (11) 96356-0323

Adubo

Como manter suas plantas saudáveis


O que é adubo?

Adubo ou fertilizante, são elemementos fundamentais para o rejuvenescimento do solo, fornecendo nutrientes que as plantas precisam para crescer de forma saudável. Colocando de forma simples: Adubo é o alimento das plantas.

Estes nutrientes precisam estar disponíveis para a planta na proporção certa, sendo compostos basicamente de nitrogênio, fósforo e potássio.


Adubo mineral ou sintético

Assim como os humanos, as plantas precisam de mineirais e vitaminas. Elas precisam de mineirais como cobre, ferro e zinco, além de outras substâncias em pequenas quantidades. Para suprir essa necessidade, existe o adubo mineral, também conhecido como adubo sintético. Este tipo de adubo é produzido do forma industrial e é comumente usado para corrigir deficiências no solo causadas pela erosão. Também é utilizado para para tratar um solo pobre em nutrientes, tornando-o assim fértil para plantação.


O que é adubo orgânico?

Há também os fertilizantes orgânicos naturais, que não são feitos através da mistura de produtos químicos.  Fertilizantes orgânicos são feitos pela mistura de ingredientes naturais ricos em nitrogênio, fósforo ou potássio, ou todos eles juntos. Alguns dos ingredientes mais usados são sangue ou cocô de galinha, farinha de ossos, extrato de peixe, entre outros.

Além de conter os nutrientes principais. Há também outros nutrientes como fatores de crescimento, auxinas, macromoléculas, enzimas, etc.

No entanto, ainda é facilmente possível errar no equilíbrio dos nutrientes. Especialmente se você não sabe detalhadamente o que está na embalagem e o que suas plantas precisam exatamente.


Qual é o melhor adubo para minha planta?

Apenas fertilizantes não são suficientes para fornecer a nutrição adequadas às plantas. É também necessário um solo vivo e saudável, com muita matéria orgânica, repleto de minhocas e microrganismos benéficos.

As plantas cultivadas em solos equilibrados, saudáveis e vivos são muito mais saudáveis.


Assim como nós, as plantas também possuem sistema imunológico. São boas em combater doenças e pragas sozinhas, desde que sejam fortes e saudáveis. Em um jardim de permacultura naturalmente cultivado, a natureza cuida de todas as questões de nutrição vegetal para você.


Poucos de nós têm a sorte de começar com o solo perfeito, mas você pode ajudar para facilitar este processo. Na verdade, geralmente começamos com um solo bem maltratado e pouco fértil e enquanto nossas plantas lutam para crescer no que temos, elas certamente podem conseguir se ajudarmos um pouco. Os fertilizantes corretos no momento adequado podem ser muito úteis. Lembre-se sempre que seu solo é muito importante. 


Permita que a natureza cuide de seu solo e seu solo cuidará de suas plantas.

Telefone
WhatsApp