Atendimento/Televendas

  • (11) 3583-0450
  • WPP: (11) 96356-0323

Como acabar com lesmas e caracóis em seu jardim

Lesma


Lesmas e caracóis são moluscos e se movimentam através de superfícies lisas. Se alimentam de matéria vegetal tenra. São hermafroditas e capazes de botar 80 ovos de cada vez até seis vezes por ano. Podem tornar-se um problema grave para o seu jardim, caso não sejam eliminados o mais breve possível.

Lesmas ou caracóis presentes em um jardim podem passar despercebidos por se alimentar apenas a noite de pequenas folhas inteiras, ou bordas e partes inferiores de folhas maiores.

Ao amanhecer, costumam procurar abrigo em locais úmidos. Um rastro de muco é, por vezes, o único indicador de sua presença. Embora prefiram plantas jovens e flores, frutas e vegetais que nascem no chão também podem servir de alimento, e à medida que as plantas amadurecem, a polpa macia dos frutos próximos da colheita atraem lesmas e caracóis. Assim que for constatado que há lesmas ou caracóis no seu jardim, é essencial que seja tomada uma ação rápida para proteger novas plantações.

 

Para reduzir a população dessas pragas altere o habitat deles. Durante o dia, lesmas e caracóis preferem locais úmidos e escuros. Remova detritos, folhas acumuladas e madeira em decomposição e mantenha grama e ervas daninhas aparadas para eliminar a atratividade do jardim para estes animais. O uso de linhas de gotejamento ou irrigação por gotejamento para diminuir o excesso de água em torno das plantas inibe ainda mais a atração desses animais para as plantas.

 

Tornar a superfície áspera ou ácida também pode ser eficaz, pois fará com que as lesmas tenham uma grande dificuldade de locomoção. Espalhar pó de madeira ao redor das plantas dificulta a tentativa das lesmas e caracóis de se aproximar e se alimentar delas. Ao utilizar esta estratégia, é importante evitar regas excessivas, pois isso pode neutralizar os efeitos deste método.

 

Outra alternativa consiste em usar cerveja ou água com açúcar em recipientes rasos ao redor do jardim para atrair e afogar os moluscos em busca de umidade. Você também pode se aproveitar do fato de que lesmas e caracóis procuram abrigo da luz do dia. Coloque tábuas planas alguns centímetros acima do solo em uma parte do jardim afetada. Isso atrairá esses animais para se abrigar embaixo da tábua. Porém lembre-se de verificar as tábuas diariamente para remover pragas acumuladas, caso contrário o problema pode ser agravado.

 

Se os métodos mencionados acima não forem suficientes para eliminar lesmas e caracóis, considere utilizar um pesticida chamado moluscicidas. O metaldeído é o moluscicida mais usado e geralmente não se sobrepõe com outros inseticidas. Embora eficaz, este produto químico é tóxico e classificado como um pesticida de classe II. Atualmente, está sob exame minucioso devido a muitos incidentes de envenenamento com animais selvagens, aves e pragas domésticas. Moluscicidas alternativos que utilizam fosfato de ferro estão disponíveis e são considerados seguros para os animais de estimação, podendo ser usados em torno de plantas comestíveis. Mas é sempre bom lembrar que assim como qualquer outro pesticida, use o bom senso na utilização e leia atentamente as instruções do fabricante.

Casa E Jardim

Ver todos os produtos

Telefone
WhatsApp