Atendimento/Televendas

  • (11) 3583-0450
  • WPP: (11) 96356-0323

Como fazer o gato usar a caixa de areia

gato pet

Fazer com que gatos façam suas necessidades em caixas de areia, muitas vezes é uma tarefa que exige paciência. Alguns usam as caixas apenas para urinar ou defecar, mas não para os dois. Outros ainda fazem suas necessidades dentro e fora de suas caixas de areia. Muitas vezes essa dificuldade em usar a caixa de areia é resultado do conflito entre vários gatos na mesma casa, uma condição médica ou o fato do gato não se adaptar a localização da caixa de areia.


Uma vez que o gato evita a caixa de areia, isso pode se tornar um problema crônico, pois ele pode desenvolver uma preferência de superfície ou local para fazer suas necessidades - e essa preferência pode ser no tapete da sala, sofá ou outro móvel da sua casa. A melhor abordagem para lidar com esses problemas é evitá-los antes que eles aconteçam, tornando as caixas de areia do seu gato o mais amigável possível para o pet. É importante que você preste muita atenção aos hábitos do seu gato ao fazer suas necessidades, para poder identificar problemas o quanto antes. Se o seu gato urinar ou defecar fora da caixa de areia, você deve agir rapidamente para evitar que ele desenvolva uma preferência por fazer suas necessidades em locais inadequados.

Problemas  comuns com a caixa de areia dos gatos

Gatos são animais bastante higiênicos e por isso eles gostam de suas caixas de areia limpas, então retire os dejetos e troque a areia pelo menos uma vez por dia. Lave a caixa de areia completamente com bicarbonato de sódio ou sabão sem perfume uma vez por semana. A maioria dos gatos prefere caixas grandes nas quais podem entrar facilmente.

Os dejetos incomodam o gato, tanto quanto incomodam seus tutores, por isso é importante manter uma quantidade de areia na caixa suficiente pra que o gato consiga enterrar esses dejetos. Uma quantidade rasa de areia pode fazer com que o animal procure outro lugar para fazer suas necessidades.

Os gatos gostam de suas caixas de areia localizadas em um local tranquilo e reservado, assim como os humanos eles precisam de privacidade para fazer suas necessidades. As caixas devem ser colocadas em um local de fácil acesso para o animal, de forma que ele se sinta seguro caso precise entrar ou sair do local com agilidade. Não coloque a caixa de areia próxima dos recipientes de comida e água do gato.

Forneça caixas de areia suficientes. Certifique-se de ter uma para cada gato em sua casa e uma adicional. Por exemplo, se você tem três gatos, precisará de no mínimo quatro caixas de areia. Limpe todas as caixas de areia com água morna e sabão sem perfume, bicarbonato de sódio ou sem sabão e substitua completamente a areia. O problema com produtos de limpeza perfumados é que seu gato pode desenvolver uma aversão ao perfume e evitar usar a caixa de areia.

Caso o seu gato faça as necessidades sempre nos mesmos locais, tente colocar a caixa de areia nestes locais. Se não for possível, coloque a tigela de comida, a tigela de água, a cama ou os brinquedos nessa área para desencorajar o gato a fazer as necessidades naquele local novamente.

Não tente forçar o gato a usar a caixa de areia. Fique atento ao comportamento do seu gato e siga as recomendações acima e ele vai passar a fazer suas necessidades no local correto de maneira espontânea.

Higiene e Limpeza

Ver todos os produtos

Telefone
WhatsApp