Atendimento/Televendas

  • (11) 3583-0450
  • WPP: (11) 96356-0323

Controle da mosca de estábulo

Mosca de estábulo

As Moscas de estábulo  (Stomoxys calcitrans) podem representar um grande perigo para sua criação de equinos e bovinos. Sua picada pode transmitir diversas doenças, além de causar feridas e extremo incomodo ao animal. Com suas listras escuras na parte superior do corpo, as moscas de estábulo se assemelham bastante às moscas domésticas,  porém podem ser distinguidas de outras moscas domésticas comuns por possuir probóscides longas e pontiagudas que se estende à frente da cabeça. Estas moscas atacam o gado, animais de estimação e outros mamíferos para se alimentar de sangue uma ou duas vezes por dia. Tanto os machos quanto as fêmeas podem atacar em busca de alimento.  Esta mosca ataca principalmente equinos. Suas picadas podem ser dolorosas e geralmente ocorrem ao redor dos tornozelos e partes inferiores das pernas. 

As fêmeas depositam de 40 a 80 ovos durante o período de ovoposição, que pode se repetir de 10 a 12 vezes ao longo da vida da mosca. As larvas podem se desenvolver em palha encharcada de urina, esterco de galinha, pilhas de composto, fardos de feno úmidos e aparas de grama. Fezes de equinos, bovinos e suínos também favorecem a reprodução. As larvas escavam o material de reprodução, seguindo a umidade enquanto o substrato seca. Sob condições favoráveis, todo o ciclo de vida do ovo para o adulto é de 21 a 25 dias. Isso pode durar até 78 dias em condições desfavoráveis ou em climas frios. Moscas de estábulo  podem se mover por grandes distâncias. Áreas não infestadas, portanto, podem se tornar fortemente infestadas quase da noite para o dia.

Como controlar a infestação de moscas de estábulo

Um programa de controle dessas moscas deve contar com a eliminação dos locais de reprodução e controle de umidade. Os inseticidas podem ajudar a fornecer uma redução temporária da mosca doméstica e da população, mas não podem considerados a base para uma solução eficaz no combate a mosca de estábulo.

Os inseticidas são indicados para matar moscas adultas, ou seja, para lidar com o problema já estabelecido. Embora possam ajudar a reduzir o número de moscas, eles não tratam de sua fonte. Existem muitas alternativas para o controle da mosca, mas elas devem ser vistas como uma solução temporária até que a causa raiz do problema possa ser corrigida. Um grande número de moscas significa muitos locais de reprodução e uma situação que não pode ser corrigida apenas por inseticidas.

A eliminação do local de criação é a chave para um programa de controle bem sucedido das moscas de estábulo. Celeiros e currais devem ser limpos uma vez por semana para interromper o ciclo de vida das moscas. O estrume removido e outros materiais que favoreçam a criação e reprodução das moscas de estábulo devem ser espalhados em pequenas quantidades em áreas apropriadas, de forma que não favoreçam o desenvolvimento da praga. 

Mantenha uma boa drenagem para eliminar o estrume úmido, alimentos, feno ou palha. Verifique e corrija as áreas úmidas ao redor de bebedouros de animais. O estrume seco e a matéria orgânica acumulada não são bons locais de reprodução.

Bovinos E Equinos

Ver todos os produtos

Telefone
WhatsApp