Atendimento/Televendas

  • (11) 3583-0450
  • WPP: (11) 96356-0323

Os perigos da lama na criação de equinos

Equinos

A lama pode representar um problema sério para quem cria equinos, pois pode causar inúmeros problemas de saúde ao animal, além de danificar o solo e o meio ambiente. Veja neste artigo o porquê de a lama ser tão nociva e como evitá-la. 

Para o cavalo, a lama pode ser um ambiente insalubre. Bactérias e fungos podem causar abscessos, arranhões e dermatofitose. Insetos como mosquitos e moscas se reproduzem na lama. Partículas de areia podem ser ingeridas por cavalos que são alimentados em terreno lamacento, o que pode levar a sablose, um tipo de cólica causada por acúmulo de areia no trato gastrointestinal. Lesões no cavalo e nos seres humanos podem resultar da pisada escorregadia causada pela lama. O meio ambiente também pode ser prejudicado pela lama. Lama enriquecida com estrume pode prejudicar a vida aquática se entrar em correntes de água e lagoas. Esta não é uma preocupação apenas para quem vive próximo à riachos ou lagos, já que os nutrientes e sedimentos podem causar complicações para as águas subterrâneas. O que pode ser um problema sério se você tira água do poço. 

Um aumento da água de superfície ocasiona a criação de lama, como a chuva que cai do telhado do celeiro ou qualquer escoamento na entrada. Se seu celeiro está em um lugar onde o solo não drena muito bem, então seu solo será altamente orgânico. Estrume acumulado a partir de material orgânico decomposto, tais como resíduos do estábulo, aparas ou feno gasto também são adicionados à mistura. Em seguida, há problemas adicionais relacionados a sua localização, como áreas de alto movimento na frente de um estábulo, em cima de uma superfície compactada e impermeável, como na frente de um portão. Tudo isto pode trazer lama.

No entanto, existem várias opções para lutar contra a lama. O primeiro passo é certificar-se de que os cavalos estejam afastados de riachos, zonas úmidas e lagos através do uso de cercas. Você pode fornecer aos seus animais sistemas de rega fáceis e econômicos, ao mesmo tempo que protege quaisquer corpos de água abertos.

É importante assegurar-se sempre de ter uma boa gestão das pastagens. Durante épocas de calor, é importante não pastar abaixo de oito a dez centímetros. Itens importantes da boa gestão de pastagens incluem um cercado menor dentro de outro maior e pastagem controlada.

Técnicas como ter uma área do pasto cercada, onde você coloca seus cavalos quando o solo estiver saturado é importante para a gestão de pastagens durante o inverno. A saúde das pastagens do próximo verão depende de manter os cavalos fora de pastagens encharcadas, o que também permite evitar a sujeira da lama entre as épocas.

De duas a três vezes por semana, recolha o estrume no campo e na área de sacrifício. Isso não só diminui o acúmulo de lama, mas também reduz a chance de reinfestação de parasitas. Assim como apanhar pedaços da cama do animal e restos de feno. Pois cedo ou tarde, todo material orgânico entrará em decomposição e levará à lama.

Para desviar a água da chuva das áreas de confinamento, instale calhas e canos de escoamento em todos os edifícios. Uma baia com duas cocheiras recebe uma quantidade enorme de água da chuva em um ano. A lama será muito reduzida se você desviar essa água para longe do campo, além de ajudar o meio ambiente, mantendo a água da chuva limpa. A água da chuva deve ser desviada para valas com grama, barris de água de chuva, bosques com bastante vegetação ou para quaisquer partes do pasto que não sejam utilizadas.

Para manter os cavalos fora da sujeira e permitir que a água da chuva penetre, você deve usar piso nos campos e áreas de alta movimentação. Produtos de madeira lascada ou cascalho com pelo menos oito centímetros de piso em seu campo podem ser boas opções. 

A massa de esterco deve sempre ter uma lona. O adubo irá reter os nutrientes que você está tentando salvar e não vai entrar nas águas da superfície onde eles causam problemas. Armazene o esterco o mais longe possível de valas ou correntes de água, para evitar problemas com lama e possíveis impactos ambientais. 

Árvores nativas devem ser plantadas e mantidas pois absorvem uma quantidade altíssima de água. Ao longo do exterior dos campos você deve usar arbustos nativos que gostam de água para manter a área mais seca e reduzir a quantidade de escoamento. Proteja as árvores em pasto e campos da mastigação e compactação de raízes.


Estas são algumas ações que podem te ajudar a proteger seus animais da lama, procure praticar de forma contínua e terá animais mais saudáveis. 

Bovinos E Equinos

Ver todos os produtos

Telefone
WhatsApp