Atendimento/Televendas

  • (11) 3583-0450
  • WPP: (11) 96356-0323

Plantas que podem ser tóxicas para gatos

gato comendo planta

Embora sejam carnívoros, as plantas podem ser muito atrativas para os gatos, que parecem gostar da textura de certas plantas, especialmente aquelas que têm folhas semelhantes a grama ou de textura mais fina. 

No entanto, algumas plantas como o Lírio da Paz, planta ornamental comum encontrada em residencias, podem ser muito prejudiciais ao seu gato. A maioria irá pelo menos agir como um emético, o que significa que seu gato vomitará logo após comer. Outras plantas podem levar a insuficiência renal ou hepática, convulsões ou até morte.

O consumo de plantas em alguns casos pode trazer benefício para os gatos e, portanto, acredita-se que esse costume de ingerir plantas possa ser genético. Acredita-se que os gatos consomem plantas com o objetivo de ingerir  fibras alimentares, oque pode ou não ajudar com certos processos digestivos.

A fibra alimentar geralmente é ingerida quando os gatos comem o conteúdo intestinal de pequenas presas. O consumo de plantas pode ter evoluído para complementar esse suprimento escasso de fibras, a fim de garantir a ingestão adequada. Uma razão pela qual a fibra pode ser benéfica é como um laxante para ajudar na passagem de bolas de pelo através do intestino. A regurgitação de bolas de pelos após o consumo de plantas deve aliviar imediatamente o gato, reforçando assim o comportamento.

A melhor coisa a fazer é adquirir plantas que sejam seguras para seus gatos ou tomar algumas precauções para que seu pet não seja capaz de ingerir essas plantas. Abaixo uma lista com algumas plantas que podem prejudicar seu pet quando ingeridas.


Flores que podem ser tóxicas para gatos

Uma grande variedade de plantas é venenosa para gatos. Alguns dos mais perigosos são mamona, dedaleira, lírio-do-vale, oleandro, azáleia, rododendro e hortênsia. Uma semente de mamona pode matar e o visco é mortal.

Flores como Comigo-ninguém-pode, Violeta, Copo-de-Leite, Espada-de-são-jorge, muito encontrada em jardins e interior de residencias podem causar casos graves de intoxicação no seu pet. Árvores de Natal também podem ser prejudiciais para o seu gato. Até a água em torno da base das árvores de Natal podem produzir irritação oral, vômito, diarreia, letargia, tremor e fraqueza nas extremidades.


Como evitar que o seu gato coma plantas tóxicas

O ideal seria ter em sua casa apenas plantas seguras para gatos. Mas se você já possui certas plantas que podem causar intoxicação no animal, você não precisa se desfazer delas. Existem algumas medidas que você pode tomar para manter seus gatos seguros.


Coloque as plantas em locais em que o gato não tenha fácil acesso. Deixe acessível ao animal uma pequena quantidade de grama para redirecionar o comportamento adequadamente.

Comer plantas é um comportamento normal do gato que deve ser aceito e redirecionado adequadamente pelos seus cuidadores. É apenas um problema para o gato quando plantas venenosas são consumidas.

Ao tentar encontrar plantas ornamentais que sejam seguras para gatos, é melhor verificar primeiro a toxicidade potencial das plantas.  Plantas não-tóxicas, como a maioria das gramíneas, são obviamente mais seguras e podem ser recomendadas simplesmente para saciar o desejo natural do seu gato de consumir plantas.

Medicamentos Pet

Ver todos os produtos

Telefone
WhatsApp