Atendimento/Televendas

  • (11) 3583-0450
  • WPP: (11) 96356-0323

Principais doenças que podem atacar seu rebanho

Rebanho

Doenças Respiratória Bovina (DRB)

Doenças Respiratórias Bovinas (DRB), é um termo geral para pneumonias que ocorrem comumente em bezerros transportados ou estressados. Vários agentes etiológicos ou outros fatores interativos podem causar a síndrome. O estresse, como o desmame, o descorna, o transporte e as alterações climáticas, podem tornar o animal susceptível a vírus e bactérias causadoras de doenças. Embora o estresse não possa ser totalmente eliminado, ele pode ser reduzido através de tratamento cuidadoso e condições sanitárias.

A melhor maneira de reduzir o risco de DRB é através da vacinação regular. Vacinar no início da vida é importante, porque os bezerros que sobrevivem a doenças respiratórias muitas vezes não crescem tanto ou tão rápido como os bezerros que nunca foram infectados. Um programa de vacina deve incluir proteção contra as seguintes doenças respiratórias, todas as quais contribuem para a DRB.

Clostridioses

O termo Clostridioses se refere a doenças causadas por uma bactéria do gênero Clostridium. Existem mais de 60 tipos diferentes de bactérias do gênero Clostridium, mas nem todas causam a doença.

A clostridiose geralmente ocorre em bezerros ou em bovinos com menos de 2 anos, e é causado por gangrena que se forma nos músculos. A clostridiose normalmente ocorre quando bezerros não recebem a quantidade adequada de colostro. A clostridiose pode aparecer em bovinos mais velhos e é geralmente o resultado da contaminação da agulha da vacina.

Vírus Respiratório Sincicial Bovino

Esta é uma infecção por vezes fatal, relacionada com o estresse, que pode causar uma doença respiratória leve ou grave e reduzir a resistência do animal a outras doenças. Os sinais incluem tosse, febre alta, olhos lacrimejantes and coriza.

Diarreia Viral Bovina - BVD

Esta é uma das doenças mais caras do gado. Os sinais incluem diarreia, secreção nasal, tosse e febre. BVD tipo 2 é uma forma grave deste vírus que pode causar hemorragia em bezerros, bem como adultos.

Haemophilus Somnus

O H. Somnus é uma infecção bacteriana relacionada a uma variedade de doenças respiratórias, neurológicas e reprodutivas. H. Somnus pode ser a principal causa de doenças respiratórias, ou pode ser uma infecção subjacente que é mascarada por outros agentes etiológicos. Os sinais de H. Somnus incluem febre, tosse, secreção nasal e dificuldade para respirar. Pode ocorrer morte sem sintomas.

Rinotraqueíte infecciosa dos bovinos - IBR

Doença causada por um vírus chamado Herpesvírus Bovino.  Os sinais incluem vias nasais inflamadas, febre, aumento da frequência respiratória, tosse profunda e perda de apetite.

Parainfluenza Bovina Tipo 3 (PI-3)

Esta é uma doença respiratória leve e comum que suprime o sistema imunológico do animal, permitindo o desenvolvimento de outras doenças. O vírus é liberado em secreções nasais e oculares, e infecta animais não vacinados através da boca e vias nasais.

Pasteurella Haemolytica e Pasteurella Multocida

Estas bactérias altamente infecciosas são a principal causa de pneumonia, e os agentes patogênicos mais comumente encontrados no gado morrendo de doenças respiratórias. P. hemolítica e P. Multocida multiplicam-se rapidamente na presença de estresse, mau tempo ou infecções virais primárias. Os sinais incluem depressão, letargia, perda de apetite e febre alta. A morte pode ocorrer repentinamente com poucos sinais de doença, ou o animal pode sobreviver mas ter muita dificuldade em ganhar peso, devido aos danos pulmonares causados por esta doença.

Raiva

A raiva pode infectar todos os animais de sangue quente, incluindo os humanos. Ataca o sistema nervoso central, causando a morte. A vacinação anti-rábica só está disponível a partir de um veterinário.



Embora não seja possível cobrir toda a gama de doenças animais, é útil saber algo sobre as que estão entre as mais comuns. Se você acha que o seu gado precisa de tratamento de qualquer uma das condições listadas acima ou o animal apenas não parece estar bem, mas você não sabe por quê, entre em contato com seu veterinário.

Produtos Veterinários

Ver todos os produtos

Telefone
WhatsApp